“A diferença entre o remédio e o veneno está na dose.”
Paracelso - Médico e físico do século XVI
👋Bem-vindo(a) a 19ª edição da Equilíbrio Integral News!
Nesta edição, vamos falar sobre uma das bebidas mais consumidas no mundo: o café. Amado por muitos, ele nos ajuda a começar o dia com energia, mas será que estamos exagerando na dose?
No Ayurveda essa frase dita por Paracelso seria mais ou menos assim: “A diferença entre o remédio e o veneno está na dose, para quem, quando e para qual objetivo.”😅
O equilíbrio no consumo de café
Um estudo recente nos trouxe novos insights: tomar mais de 3 xícaras de café por dia pode acelerar o declínio cognitivo com o passar do tempo, afetando nossa inteligência fluida — aquela capacidade de raciocinar, resolver problemas e tomar decisões rápidas.🤯
Por outro lado, o consumo moderado (até 3 xícaras diárias) pode até ser benéfico, ajudando a proteger contra o declínio cognitivo e doenças como Alzheimer. Tudo depende de manter o equilíbrio - e de QUEM está consumindo - respeitar a individualidade é fundamental. 🍃
🧠O que a ciência diz sobre o café?
A cafeína, presente no café, é uma das drogas da classe das metilxantinas e está entre as substâncias mais consumidas no mundo.
Além do café, ela é encontrada em refrigerantes, chá, erva-mate, bebidas energéticas e chocolates.
🤩Por que o café nos deixa mais despertos?
A sensação de energia após o café acontece porque a cafeína bloqueia os receptores de adenosina, que é a substância responsável por nos fazer sentir cansados.
Assim, ficamos mais alertas, com o sistema nervoso central estimulado e prontos para enfrentar o dia.⚡
Porém, além desse efeito, a cafeína também atua no sistema vascular cerebral, aumentando a pressão arterial, melhorando a função respiratória e até aumentando a atividade gástrica e do cólon.
Em doses baixas (de 20 a 200 mg), o café pode aumentar o bem-estar, energia e o estado de alerta, mas doses excessivas podem causar ansiedade, nervosismo e até problemas estomacais. - Olha a importância do equilíbrio aqui de novo!😉
⏰A regra dos 90 minutos que pode transformar sua energia!
Aqui vai uma dica prática que pode fazer a diferença na sua rotina com o café.
Segundo o renomado neurocientista Andrew Huberman, da Universidade de Stanford, esperar de 90 a 120 minutos após acordar antes de consumir café pode aumentar sua energia ao longo do dia.
Isso ocorre por três motivos principais:
Permite que seu corpo acorde naturalmente
Quando acordamos, há um aumento natural de cortisol, que faz parte do nosso ritmo circadiano. Esse hormônio nos ajuda a ficar alertas, e tomar café logo cedo pode atrapalhar esse processo natural. Ao esperar, você respeita seu relógio biológico, melhorando a qualidade do seu sono e da sua vigília.Torna a cafeína mais eficaz
A adenosina, substância que nos causa sonolência, começa a se acumular logo ao acordarmos. Esperar 90 minutos permite que os níveis de adenosina subam, o que torna a cafeína mais eficiente ao bloquear seus receptores. Assim, você se mantém mais alerta ao longo do dia!Reduz a dependência da cafeína
Consumir café logo ao acordar pode aumentar sua dependência, pois o corpo passa a contar menos com o aumento natural de cortisol. Ao esperar, você deixa seu organismo ativar seus mecanismos naturais de despertar, diminuindo a chance de sofrer com sintomas de abstinência se reduzir o consumo de café.
⏱Quanto tempo a cafeína permanece no corpo?
Após consumir café, a cafeína é absorvida em cerca de 30 a 45 minutos e pode permanecer no corpo por até 9,5 horas, dependendo de fatores como genética, obesidade ou até o uso de anticoncepcionais.
E mais: o consumo regular de cafeína gera tolerância, o que pode levar a sintomas de abstinência, como dores de cabeça e irritabilidade quando diminuímos ou interrompemos o consumo.
🎯Como melhorar o consumo de café?
Moderação é a chave: Tente manter o consumo em até 3 xícaras por dia.
Siga a regra dos 90 minutos: Espere pelo menos 90 minutos após acordar antes de tomar café, para otimizar seus níveis de energia ao longo do dia.
Cuide da digestão: Uma dica do Ayurveda para facilitar a digestão do café é adicionar noz-moscada ou sementes de cardamomo durante o preparo. Essas especiarias ajudam a minimizar os efeitos indesejados e equilibram a bebida.
Acompanhe com hidratação: Beba água ao longo do dia para equilibrar os efeitos da cafeína.
Referências: Consumo excessivo de café está ligado à aceleração do declínio cognitivo - Medscape - 26 de agosto de 2024.; National Geographic Brasil - Quanto tempo dura o efeito do café no organismo.; Huberman Lab - Caffeine Science.
Como o café está impactando seu dia a dia?
Se você sente que o café já virou um vício ou percebe efeitos negativos, como ansiedade ou insônia, talvez seja hora de reduzir um pouco.
🌿Que tal experimentar colocar o chá no lugar de uma das doses de café?
Além de aproveitar as propriedades medicinais do chá, esse pode se tornar um momento de pausa e bem-estar no seu dia.
Envie esse conteúdo para alguém que também pode gostar de saber mais sobre o café e seus impactos na nossa saúde e bem-estar.🙏
Nos vemos na próxima edição, com mais dicas para equilibrar sua saúde de forma integral (sempre!).💙
Com carinho,
Cris Boiajian